Olá, pessoal, como você estão?
Você se imagina como nos próximos anos? Você tem noção de onde suas escolhas vão te levar ou está apenas vivendo na base do improviso?
A verdade é que quem tem um propósito de vida, dorme sabendo que seus dias estão sendo vivido da melhor maneira possível. Quem não tem, terá seu sono assombrado pelos fantasmas da culpa e dos arrependimentos de uma vida vazia de objetivos e vazia de importância.
Os seus pensamentos noturnos revelam o quê sobre suas decisões tomadas ao longo do dia?
O problema é que temos dificuldade em provocar mudanças em nossas vidas em prol de algo maior. Queremos tanto saciar os desejos e as intenções do momento que deixamos de ver o quadro geral, a imagem maior, da nossa existência.
Se sente tanta ansiedade, porque não desacelera e aprende a viver um dia de cada vez? Se tem tanta culpa porque não toma decisões melhores? Se tem medo, porque não procura se fortalecer?
Escolhas diferentes criam um destino diferente.
E é essa a perspectiva de meio que pouco de nós tem. Ou seja, sabemos o que temos que fazer, mas não fazemos porque queremos o resultado sem ter que passar pelo sacrifício.
Queremos o fim das coisas sem se permitir passar por elas e suportar a dor necessária para que elas aconteçam.
Para ter paz primeiro você deve ir à guerra. Uma guerra contra suas tendências autodestrutivas e seu coração que há tempos perdeu a fé. Quem contra isso luta, encontra em sua dor a paz de quem sabe que o sofrimento traz sabedoria e a sabedoria nos ensina sobre quem podemos ser.
Se você não enxerga a sua vida dessa forma, é possível que já esteja dominado pelo medo, pela ansiedade ou pela culpa e há tempos não conquista nada novo. Que prazer tem em viver uma vida assim?
Propósitos despertam nosso interesse pelo sacrifício. O sacrifício faz a gente abrir mão do que não nos faz bem em nome da paz. E a paz é o sentimento de realização de quem enfrentou as guerras emocionais necessárias, mas que no fim construiu a vida que merecia.
Até a próxima, pessoal
Psicólogo Luan Santana
CRP:03/11290