A receita do sucesso: Loja Nova Matriz celebra 58 anos e cheia de sonhos para continuar crescendo

A história da Loja Nova Matriz começa na década de 60, protagonizada pela dedicação do casal Manoel Ferreira do Nascimento, popular Nezinho, e Marina Gama. Inicialmente uma Venda de Tecidos, hoje a loja celebra 58 anos de tradição, preservando como marca principal a qualidade dos produtos e atendimento de excelência.

Foto: Arquivo Pessoal

Em um bate-papo descontraído e cheio de recordações com o site Euclidesdacunha.com, o empresário Helder Gama, o “cara” à frente da loja, relembrou pontos importantes nestas mais de cinco décadas de história e revelou o caminho que a Loja Nova deverá seguir daqui pra frente.

Segundo ele, foram muitos os desafios, a começar por uma decisão pessoal e muito difícil, em 2004: abrir mão da segurança em um emprego público e assumir o negócio da família após a morte de seu pai. “Desde aquela época que a gente já tinha alguns exemplos de muitas sucessões que não deram certo, e também eu tive muitos amigos que saíram dos empregos e entraram na atividade empresarial, e 99% não conseguiram dar certo, não foi para a frente, haja vista a falta de experiência, mercado competitivo e a própria mudança”, lembra. O apoio da família, acrescenta ele, sempre foi essencial para enfrentar os desafios e dilemas, e manter o sucesso do empreendimento iniciado por seu Nezinho. “Hoje, estes 58 anos é praticamente um dia em que a gente está homenageando os dois”.

Foto: Euclidesdacunha.com

É difícil achar em Euclides da Cunha uma família que não tenha alguma relação com a Loja Nova Matriz, afinal, 58 anos não são 58 dias. Nesta sexta-feira, 23 de abril, durante as comemorações, a loja recebeu a visita de clientes que há mais de 40 anos caminham juntos. “Desde os 17 anos que sou freguesa deles, com muito prazer, bem atendida por eles, pelos funcionários. Toda a confiança eu tenho e trago minha família para comprar aqui. Nota dez”, afirma dona Elvira, que recebeu das mãos de Helder um presente em consideração aos anos de relação e fidelidade.

Tanta história e reconhecimento fez com que a Loja Nova recebesse o convite para abrir franquias em outras cidades. Mas, pelo menos por enquanto, para usufruir da qualidade dos produtos somente nas lojas de Euclides da Cunha. “Graças a Deus esse nome Loja Nova é sinônimo de qualidade, de produtos diferenciados, de respeito ao consumidor e de tradição. Mas é o nosso nome que está em jogo. Por enquanto, está fora de cogitação”, afirma Helder.

Foto: Euclidesdacunha.com

Perguntamos, então, qual seria o próximo passo da loja rumo ao futuro. “O próximo passo a ser dado é inserir a loja no mercado tecnológico, digital e expandir o negócio em grandes sites de vendas, tanto a Loja Nova quanto a Loja Nova Magazine. Tudo hoje está na palma da mão”, revela.

Hoje, a Loja Nova Matriz atua com a venda de produtos de cama, mesa, banho, tecidos, estofados e decoração. No empreendimento, o cliente encontra marcas consagradas pela qualidade como Coteminas, Santista, Camesa e Estamparia, e garante o melhor preço da cidade e região. “Pode comparar. Não tem nada igual”, diz Helder citando o slogan atual das lojas.

Foto: Arquivo Pessoal

Quem entra na Loja Nova realmente se surpreende com a variedade, qualidade e modernidade dos produtos. Isso é resultado de um olhar visionário, moderno e empreendedor na administração. Todos os anos, Helder é presença certa em grandes feiras internacionais da área, como a ABUP Têxtil e a ABCasa, a maior feira do setor na América Latina. “Para um comerciante hoje estar antenado, tem que viajar. Ele tem que estar presente nas feiras. É onde eu vejo as tendências e trago para Euclides da Cunha”, explica.

Outro ingrediente importante na receita desse sucesso, como afirma o próprio Helder, é a inquietação pessoal. “Eu sou inquieto, eu não estou satisfeito com o que está lá. Eu sempre quero mais, quero inovar, quero fazer o melhor. É essa garra que o comerciante tem que ter. Essa inquietação”.

Foto: Arquivo Pessoal

Não podíamos encerrar esse bate-papo sem mencionar o momento atípico vivido pelo comércio em decorrência da pandemia do coronavírus. A Loja Nova, como todas as demais do segmento, amargou perdas consideráveis. No entanto, na contramão da regra, ela não demitiu nem reduziu salário de colaboradores. “A pandemia obrigou a nos reinventarmos. Tivemos que ter uma estrutura financeira sólida e inovar. Esse tripé foi fundamental. Nós utilizamos uma estratégia de trabalho que deu certo”, explica.

Foto: Euclidesdacunha.com

Por: Euclidesdacunha.com/ Josevaldo Campos

Foto: Euclidesdacunha.com

 

 

 

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