Ribeira do Pombal chega a 5 mil casos de Covid-19

Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), Ribeira do Pombal sempre foi observado como um dos municípios circunvizinhos mais afetados na região. Desde então, diversas intervenções na mobilidade das pessoas, a exemplo de lockdowns, foram usadas para frear o avanço da contaminação, mas os dados mostram que as medidas não foram tão eficazes, conforme se esperava, essencialmente quando se compara os números de municípios vizinhos que têm população superior a 50 mil habitantes, como Tucano, Euclides da Cunha e Monte Santo.

Nesta segunda-feira (13), o município de Ribeira do Pombal se tornou o primeiro na região a chegar a barreira de 5 mil casos. São 5.002 casos confirmados, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde.

Depois de Ribeira do Pombal, Tucano e Euclides da Cunha são os únicos municípios, no momento, a ter mais de 3 mil casos, respectivamente 3.245 e 3.214 casos confirmados. Isso significa mais de 1.700 casos a menos.

Desde o início da pandemia, o site euclidesdacunha.com analisa dados de onze municípios circunvizinhos, como Banzaê, Canudos, Cícero Dantas, Euclides da Cunha, Jeremoabo, Monte Santo, Novo Triunfo, Quijingue, Ribeira do Pombal, Tucano e Uauá. Conforme já citamos em outras ocasiões, o vírus chinês tem comportamento bem distinto na região, principalmente quando a análise dos dados sai do campo absoluto para o relativo.

CONTAMINAÇÃO EM RITMO DESACELERADO EM JULHO

Com a vacinação em andamento, o ritmo de contaminação no mês de julho é de desaceleração, quando se compara com o mês de junho. No mês anterior, Ribeira do Pombal registrou mais de 900 casos, uma média de 30 casos por dia. Agora, o número de contaminação diária é de 8, menos de um terço do índice anterior.

Deixe um comentário